quarta-feira, 28 de março de 2012

Humanização no SUS será abordado durante o XII Seminário da Integralidade

O XII Seminário da Integralidade abordará em uma de suas mesas de debates o tema: “Humanização e Educação Permanente no SUS: itinerários formativos do agir ético-político no cuidado na saúde”. A professora Ana Heckert, da Universidade Federal do Espírito Santo, é uma das convidadas para discutir o tema ao lado de Lilian Koifman (ISC/UFF), Ana Auler (Lappis-IMS/UERJ), Júlio Muller (ISC/UFMT), Luciana Florintino (SMS/Juazeiro) e Douglas Angel (SMS/Rio Branco).
PAra a professora Ana Heckert, o tema do seminário este ano, “Integralidade sem fronteiras: itinerários formativos, de justiça e de gestão na busca por cuidado”, traz uma grande contribuição ao pensar a integralidade do cuidado conectada com os modos de fazer os processos de formação e de gestão. “E esta afirmação ainda se coloca como um desafio a ser enfrentado cotidianamente nas práticas de saúde coletivas e nos modos de operar as políticas públicas de saúde”, diz Ana Heckert.

Serão quatro dias de debates, mesas-redondas e palestras num ambiente marcado pela troca de saberes. Na tarde do dia 16 de agosto, a mesa da qual participa Ana Heckert vai discutir o Sistema Único de Saúde sob a perspectiva da humanização e do cuidado. “O debate em torno dessa temática ainda se coloca como fundamental”, diz Ana. “Considero que temos práticas éticas sendo exercidas no âmbito do SUS, uma profusão de experiências de reinvenção desse sistema, mas que ainda convivem com práticas de maltrato com a vida, financiamento insuficiente, processos de formação ainda desconectados do que se passa no cotidiano do SUS, gestão do trabalho que se fazem de forma hierarquizada e verticalizada”.

Maiores informações, acesse o site: http://www.lappis.org.br/site/eventos/xii-integralidade-sem-fronteiras/427-mesa-redonda-vai-discutir-humanizacao-no-sus-durante-xii-seminario-da-integralidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário