segunda-feira, 19 de março de 2012

Ciência sem Fronteiras divulga chamadas para graduação sanduíche


O programa Ciência sem Fronteiras (CsF) divulgou novos editais na modalidade graduação sanduíche, com destino à Austrália, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal. As inscrições vão até o dia 30 de abril.

O programa é uma iniciativa do Governo Federal por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), além de suas instituições de fomento, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Algumas das instituições que apóiam as chamadas são o G8 Universities; a LatinoAustralia; o Conseil Interuniversitaire de la Communauté Française de Belgique (CIUF); De Vlaamse Interuniversitaire Raad (VLIR); Consórcio das Universidades de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa (CALDO); Canadian Bureau for International Education (CBIE); Korea Foundation for the Promotion of Private School (KFPP); universidades da Coreia do Sul; o Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha; a Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior (Nuffic) e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

O objetivo do CsF é propiciar, nas áreas prioritárias, a formação de recursos humanos qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, visando promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, além de estimular estudos e pesquisas de brasileiros no exterior com a do intercâmbio e da modalidade de graduandos.

O candidato deve, entre outros requisitos, estar matriculado em um curso de nível superior nas áreas do programa; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o seu curso e se comprometer a permanecer no Brasil pelo dobro de tempo que permanecer no exterior para a realização da graduação sanduíche. Além disso, é importante observar os testes de proficiência que cada país exige.

As chamadas são destinadas à convocação de alunos para a realização dos estudos nos países citados acima. Os formulários de inscrição e demais informações estão disponíveis no site.

Os editais completos podem ser encontrados aqui:

Austrália – G8
Bélgica – CIUF
Bélgica – VLIR/strong>
Canadá – CALDO
Canadá – CBIE/strong>
Coréia do Sul – KFPP e outras universidades/strong>
Espanha – Ministério da Educação, Cultura e Esporte/strong>
Holanda - Nuffic
Portugal - CRUP/strong>

Nenhum comentário:

Postar um comentário