segunda-feira, 23 de maio de 2011

Enfermagem é a mais nova aliada na prática esportiva


Danielle Kiffer

Karl Zobel/ Stock Photos
    
  O pesquisador Gustavo Suarez alerta contra a prática
  
    esporádica e sem preparo de atividades físicas 
 
A busca pela boa forma e pelo bem-estar, somado à falta de tempo do dia a dia, vem fazendo crescer o número de atletas de fim de semana. Mas práticas esportivas intensas e sem o devido acompanhamento médico podem trazer mais problemas do que propriamente benefícios. É o que alerta o enfermeiro e professor Gustavo Alberto Suarez, coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade União Araruama de Ensino (Unilagos). Com foco neste problema, Gustavo desenvolveu o projeto “Enfermagem contribuindo na formação do atleta”, apoiado pelo edital de Desenvolvimento de Inovações no Esporte no Estado do Rio de Janeiro, da FAPERJ. O estudo visa dar atendimento aos participantes de qualquer campeonato que aconteça nos municípios de Araruama, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Iguaba Grande, antes e depois da atividade física. “Muita gente que compete em eventos esportivos não é atleta profissional e nem fisicamente preparada. Nossa principal preocupação está nesses atletas de final de semana, que se empenham em participar de atividades que exigem muito esforço sem estarem preparados para isso”, explica o pesquisador.
Pouco antes da competição acontecer, os voluntários da equipe de enfermagem passam um questionário aos competidores que tiverem interesse em participar da pesquisa. Eles respondem sobre sua alimentação e sobre sua rotina de preparo para a prática esportiva. “Perguntamos se ela tem algum tipo de acompanhamento de saúde, se dorme bem, dentre outras informações. São fatores importantes para que o competidor tenha boas condições para uma competição.”
Depois, a equipe colhe sangue do voluntário, afere sua pressão arterial, o pulso, a frequência respiratória e a temperatura. No final, a equipe segue os mesmos procedimentos, além de ajudar no tratamento de contusões e dores musculares, com aplicação de gelo, talas e curativos simples. “Repetimos o procedimento antes e depois do esforço físico intenso para estabelecermos uma comparação. Enviamos os resultados por e-mail.”
No exame de sangue são verificados os níveis de colesterol, glicose, triglicerídeos e também de lactato. O lactato é uma substância produzida pelo organismo após a queima da glicose para o fornecimento de energia sem a presença de oxigênio. Em atividades físicas de longa duração, o suprimento de oxigênio nem sempre é suficiente. O organismo então busca esta energia em fontes alternativas, produzindo o lactato. O acúmulo desta substância nos músculos pode gerar uma hiperacidez, que causa dor e desconforto logo após o exercício.  Sua dosagem permite avaliar a intensidade de treinamento dos atletas.  “Quanto mais intenso o esforço, mais lactato é produzido”, ensina.
Com os resultados das amostras de sangue, a ideia é contribuir com recomendações relevantes para o atleta em suas próximas atividades. Gustavo afirma que, no decorrer do projeto, tem percebido, por exemplo, um número elevado de pessoas com pressão alta antes dos eventos esportivos. “Muitas vezes é por causa da ansiedade de estar prestes a competir; mas, em inúmeras ocasiões, é também por despreparo do competidor, por uma alimentação inadequada, entre outros fatores”, conta.
O pesquisador, que acredita muito na parceria entre o esporte e a enfermagem, alerta para a importância de um acompanhamento da saúde para aqueles que querem praticar atividades físicas. “Mesmo que a pessoa só tenha tempo de se exercitar nos finais de semana, é importante que respeite seus próprios limites, sem excessos.” Gustavo recomenda que haja um preparo antes e que se procure aumentar a frequência da atividade física gradativamente. “Ninguém pega o carro para viajar a uma longa distância sem antes passar no posto e verificar se o veículo está em condições de percorrer longos quilômetros na estrada. Com o corpo humano é a mesma coisa”, finaliza.

 
© FAPERJ – Todas as matérias poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário