segunda-feira, 20 de junho de 2011

10 coisas que você precisa saber sobre doação de sangue

1 - Doar sangue é seguro. Todo o material usado para a coleta de sangue é individual, descartável e estéril. Não há nenhum risco do doador adquirir uma doença infecciosa com a doação de sangue.

2 - Quantas vezes eu posso doar sangue?
Homens podem doar a cada 60 dias e no máximo quatro doações num período de 12 meses; já as mulheres podem doar a cada 90 dias, máximo de três doações em 12 meses.

3 - Existe vacina para malária?
Não. A vacina antiamarílica, que é contra a febre amarela, frequentemente é confundida com vacina contra a malária.

4 - Por que pessoas com peso inferior a 50 kg não podem doar sangue?
A doação de sangue, por definição, não deve afetar o bem-estar do doador. Um dos critérios utilizados com este objetivo é limitar o volume de sangue coletado de acordo com o peso e sexo do doador (9 ml/kg para homens e 8 ml/kg para mulheres). Além disso, é necessária a coleta de pelo menos 400 ml de sangue em cada doação.

5 - Doar sangue engorda ou emagrece?
Doar sangue não engorda e nem emagrece. Após a doação é fundamental a reposição hídrica, pois o volume de sangue retirado é reposto com a ingestão de líquidos. O peso não sofre alterações.

6 - Se eu doar, meu sangue vai engrossar ou afinar?
Não. O organismo controla perfeitamente a reposição de volume e de glóbulos vermelhos, mantendo-os sempre na mesma quantidade.

7 - Doar sangue vicia?
Não. Nada acontece caso o doador não faça novas doações. A doação é fundamental para quem precisa de transfusão, pois ainda não há substituto para o sangue.

8 - Quanto tempo é necessário para repor o sangue doado?
A reposição do volume retirado ocorre em 24 horas. Já a reposição dos glóbulos vermelhos, geralmente, ocorre em até quatro semanas.

9 - É necessário estar em jejum para doar sangue?
Não. O jejum pode favorecer a ocorrência de reações adversas na doação de sangue. O doador deve estar alimentado, e após uma refeição completa é necessário aguardar 2 horas para realizar a doação.

10 - Um repouso adequado é importante para realizar a doação de sangue?
Sim. É importantíssimo que o doador tenha tido um repouso de no mínimo 6 horas na noite anterior à doação, pois o cansaço físico pode favorecer a ocorrência de reações adversas durante e/ou após a doação de sangue.

Fonte: Equipe Banco de Sangue do Einstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário