terça-feira, 17 de setembro de 2013

IFF sediará I Simpósio de Inovação Hospitalar da Fiocruz

Nos dias 23 e 24 de setembro, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) sediará o I Simpósio de Inovação Hospitalar da Fiocruz. Tendo como objetivo promover um amplo debate sobre questões envolvidas no processo de inovação, desde a concepção de novas soluções até sua chegada ao mercado, o evento reunirá representantes governamentais, empresários, consultores, gestores e profissionais de unidades hospitalares. Já estão confirmadas as presenças do diretor executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde da União de Nações Sul-Americanas (Isags/Unasul) e ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o chefe do Departamento de Fármacos e Biotecnologia da Superintendência Regional de São Paulo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Igor Ferreira Bueno, do diretor do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), Marcos Musafir, e do sub-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SECT ), Augusto Raupp.

Para a vice-diretora de Pesquisa do Instituto e representante do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IFF), Kátia Sydronio, embora a inovação no campo da saúde venha conquistando, ao lado de questões como gestão e da qualidade em serviços e processos, cada vez mais espaço, ainda persiste uma lacuna na área hospitalar. “O fluxo da inovação é, na maioria das vezes, das indústrias de equipamentos e insumos, que contratam pesquisadores para desenvolver soluções, para as instituições de saúde. Pouco se fomenta a capacidade de criação do profissional inserido em sua prática, e entendemos que o evento vem ao encontro dessa necessidade”, afirma.

O I SinHosp é um das atividades realizadas como resultado do projeto que o NIT-IFF vem desenvolvendo, desde novembro de 2012, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). “A expressiva participação do Instituto no I Portfólio de Inovação da Fiocruz fez com que o Sistema Fiocruz de Gestão Tecnológica e Inovação (Sistema Gestec-NIT) visse o potencial da unidade nessa área e tudo que ela poderia agregar no âmbito da inovação na Fundação. A escolha do nosso Núcleo para receber os recursos do edital da Faperj possibilitou, entre outros produtos, a concretização desse evento, que está sendo realizado em parceria com a Coordenação de Gestão Tecnológica da Fiocruz (Gestec/VPPIS)”, relata Kátia.

Segundo Gisele Cruz de Mendonça, profissional do NIT-IFF, a ideia é que esse seja o primeiro de muitos eventos que busquem fomentar a discussão sobre inovação nos hospitais do Rio de Janeiro. “Convidamos todos os institutos do Ministério da Saúde (MS) – Instituto Nacional de Câncer (Inca), Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) – para integrar esse grupo de trabalho. A intenção é atuar em parceria, formando uma espécie de rede colaborativa cujas propostas possam ser norteadoras das políticas públicas no âmbito da inovação hospitalar”, ressalta Gisele.

Para a integrante do NIT-IFF Maria Cristina Rio, não se trata de fazer apenas um acontecimento isolado. “Estamos investindo numa proposta continuada de fomento à cultura da inovação no ambiente hospitalar”, defende ela. Por isso, a programação visa apresentar um panorama geral sobre as conquistas e desafios da inovação na área, fornecendo subsídios para uma discussão mais aprofundada. Ao longo dos dois dias, serão abordados temas relevantes para o setor como a inovação na gestão hospitalar e na atenção ao paciente; etapas do processo de inovação em equipamentos e dispositivos médicos e hospitalares; o papel do fomento na inovação em saúde; a importância do empreendedorismo no ambiente hospitalar; e casos de sucesso no âmbito da inovação em saúde. Os interessados poderão assistir ao evento, em tempo real, pelo endereço do Laboratório de Telessaúde do Instituto
(Labtel - http://angelicabaptistasilva.com/telehealth)

Um comentário: