segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Vital Brazil promove II Congresso de Proteção Gestacional

Dezembro será o mês de debater temas que abordem a saúde da gestante e do bebê

Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Instituto Vital Brazil promove o II Congresso de Proteção Gestacional, no Centro Cultural Caminho Niemeyer. O Congresso desse ano tem como tema "A triagem Pré-Natal na busca pela humanização e pela excelência na qualidade". O objetivo do evento é apresentar dados, sensibilizar e orientar profissionais, promover a reflexão e definir estratégias para o programa de proteção gestacional de todo o País, abordando temas referentes à saúde da gestante e do bebê.
A programação abordará assuntos como prevenção e sua importância na qualidade de vida, importância do diagnóstico precoce, triagem de doenças transmitidas na gravidez, plataforma tecnológica e perspectivas para diagnósticos entre outros. Para o evento, são esperadas 500 pessoas. O público alvo é de pesquisadores, médicos, profissionais da área de saúde, estudantes e interessados no tema.
Os interessados devem se inscrever aqui. A inscrição custa R$ 60 (estudante paga meia, mediante comprovação) e deve ser paga por meio de depósito no Banco Itaú (Ag: 0380 e c/c: 80017-7) em nome da Fundação de Empreendimentos Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Rio de Janeiro (Femptec). Os comprovantes de depósito e a carteirinha de estudante devem ser escaneados e enviados ao e-mail centrodeestudo@vitalbrazil.rj.gov.br. A confirmação da inscrição só ocorrerá após essas etapas comprovadas.
Trabalhos Científicos - Até o dia 10 de novembro, estão abertas as inscrições para trabalhos científicos. Os trabalhos poderão ser apresentados somente na categoria pôster que será exposto nas dependências do local do evento. O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central “A triagem Pré-Natal na busca pela humanização e pela excelência na qualidade” e relacionar-se ao eixo temático escolhido. Os interessados devem enviar seus trabalhos para centrodeestudo@vitalbrazil.rj.gov.br e identificar o assunto do e-mail como “II Congresso de Proteção Gestacional”. Veja aqui as regras para submissão dos trabalhos. Os autores dos trabalhos aprovados terão inscrição automática e gratuita.
Biomarc – O Instituto Vital Brazil, por meio do Laboratório de Biomarcadores (Biomarc), realiza o teste pré-natal em papel de filtro para gestantes do Estado do Rio. A tecnologia em papel de filtro permite que se façam exames de sangue com apenas um furo no dedo do paciente. O papel de filtro transporta o sangue seco e, em poucos dias, o resultado pode ser enviado por e-mail, fax ou outro que a localidade tiver disponível. Por hora, os exames são feitos apenas em gestantes com objetivo de reduzir a transmissão de doenças infecto-contagiosas de mãe para filho. O serviço está disponível para 84 municípios do Rio e já atendeu mais de 85.757 gestantes desde a sua criação, sendo 48.641 somente em 2012 (até meado de outubro). O Biomarc é fruto da parceria entre o Instituto Vital Brazil e a JBM Diagnósticos que estabelece um programa de cooperação técnica e crescimento tecnológico.
Em 2011, o Congresso Gestacional foi realizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e o Biomarc ganhou o 1º lugar na apresentação científica com o pôster “O sangue seco no papel de filtro no estudo da glicose e sua utilidade nos estudos da triagem populacional”.

Fonte: http://www.ivb.rj.gov.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário