quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Evento discutirá terapia voltada à humanização do tratamento de pacientes nos hospitais


A "terapia expressiva" foi criada com o objetivo de modificar o olhar sobre o doente, sua vida e sua saúde e também para estender essa atenção e cuidados aos familiares e cuidadores. A intenção é humanizar a formação dos profissionais da área de saúde e, consequentemente, o tratamento recebido pelos pacientes nos hospitais. Para tanto, são usados na prática terapêutica a música, exercícios de imaginação, desenho livre e geométrico, pintura, costura, bordado, recorte e colagem, teatro, dança, dentre outras atividades. 

O 2º Encontro Nacional de Terapia Expressiva deverá discutir e ampliar a troca de experiências a respeito dessa técnica terapêutica, tendo como tema “Imaginação e Imaginário da Doença e da Cura”. Promovido pelo programa de extensão Terapia Expressiva como Veículo de Cuidado Integral no Hospital Universitário Antônio Pedro (Teci-Huap) do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense, o evento ocorrerá em 14 de dezembro, das 8h às 19h, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Campus do Gragoatá, Bloco O, São Domingos, Niterói. 

Durante o evento, serão realizadas mesas-redondas e palestras que debaterão a construção do imaginário coletivo da doença e da cura e a imagem fabricada pela mídia a respeito do assunto. Haverá ainda a apresentação do documentário "Rebento – O que Nasceu em 2012”, de Eunice Vasques, que relata as ações do programa no curso Cuidar de Si com Arte. Este curso ocorre todo ano e admite profissionais ligados à área de saúde que trabalhem em instituições públicas ou filantrópicas. 

As atividades são realizadas na sala de espera e no ambulatório de quimioterapia do Núcleo de Atenção Oncológica do Huap, recebendo os respectivos nomes de "Tempo de Espera" e "Infusão de Vida". Todos os pacientes participantes do "Infusão de Vida" e que tiveram a oportunidade de contar sobre a experiência foram unânimes em destacar o valor do trabalho e as mudanças internas pelas quais passaram com a ajuda das atividades. 

Uma exposição de fotografia e cerâmica também será promovida. Com o título "O que Pintou no Huap", a intenção é mostrar como é realizado o trabalho com os pacientes. Para fechar o encontro, a apresentação de danças circulares, "O Huap Vai Dançar", ação que ocorre toda semana no saguão de entrada do hospital e que os participantes do evento terão a oportunidade de conhecer. Esse tipo de dança é uma prática terapêutica e pedagógica que trabalha com a noção de coletividade e a busca do equilíbrio entre o individual e o coletivo. 

Para realizar inscrições ou obter outras informações, os interessados deverão enviar e-mail paraterapiaexpressiva@hotmail.com ou acessar o blogwww.terapiaexpressivauff.blogspot.com.br.

Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário