sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Niterói ganha reforço no atendimento com a inauguração de 10 novos leitos de UTI




E-mail
22112011hospital04a
O governador Sérgio Cabral e o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, anunciaram nesta terça-feira, dia 22 de novembro, a intenção do Governo do Estado em construir um novo Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), no Fonseca, em Niterói, e transformar a unidade atual em um Hospital da Mulher, para atendimento de casos de média e alta complexidade. Ambos estiveram no HEAL para a entrega de 10 novos leitos de UTI. Com investimento de R$ 897 mil, os leitos se somam a outros 20 leitos de UTI adulto e sete de UTI neonatal, com os quais o hospital já conta.
- O Hospital Estadual Azevedo Lima oferece um atendimento de referência e qualidade e desempenha um papel fundamental em Niterói, depois que emergências na rede municipal e no Hospital Antonio Pedro foram fechadas. A população do município e do entorno recorre ao HEAL e este reforço irá beneficiar uma grande quantidade de pessoas – explicou o governador, acrescentando que a construção da ampliação da unidade deve acontecer no terreno ao lado, onde fica o Batalhão de Polícia Rodoviária, transformando o local em um ainda mais moderno centro de trauma e neurocirurgia.
Mas a população que busca o atendimento do Hospital Azevedo Lima conta a partir de hoje com esses 10 novos leitos de UTI, resultado do esforço da SES para ampliar o número de leitos no estado. Apenas no segundo semestre de 2011, foram inaugurados 40 leitos, contando com os 10 entregues hoje. A rede estadual conta com 677 leitos de UTI – adulto, pediátrico e neonatal. Esse número representa um crescimento de 151% desde 2006, quando havia 269 leitos de UTI geridos pela SES.
- Como a unidade é referência no atendimento de trauma, maternidade de alto risco e neurocirurgia, a equipe que irá trabalhar no UTI é especialmente capacitada para o atendimento na área de neurointensivismo e contará com 14 médicos, 15 enfermeiros, além de técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. Poderemos aumentar o número de cirurgias, já que há mais leitos de UTI disponíveis – afirmou o secretário Côrtes.
O Hospital Estadual Azevedo Lima atende pacientes de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Maricá, além da Zona Oeste e Baixada Fluminense, somando mais de 2 milhões de habitantes. No último mês de outubro, o HEAL realizou mais de 5.600 atendimentos de emergência e 190 cirurgias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário