quarta-feira, 20 de julho de 2011

A revista Cadernos de Saúde Pública é a mais citada do Brasil na área da saúde coletiva


A revista Cadernos de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) é a publicação científica com maior fator de impacto na área da saúde coletiva brasileira, segundo a base ISI Web of Knowledge, em notícia publicada pelo Journal Citation Reports (JCR). O fator de impacto é uma medida que reflete o número médio de citações dos artigos científicos publicados em determinado periódico. Para Mario Vettore, um dos editores do CSP ao lado de Carlos Coimbra Jr, o resultado reflete a qualidade dos artigos publicados ao longo de 26 anos.

 Uma antiga edição da revista <STRONG>Cadernos de Saúde Pública</STRONG>
Uma antiga edição da revista Cadernos de Saúde Pública
O CSP foi indexado ao ISI Web of Knowledge em 2007. Esta é a base mais importante para os periódicos científicos, pois é sinônimo de qualidade das revistas científicas. Vettore explica que o Journal Citation Reports compõe a ISI Web of Knowledge e tem como objetivo avaliar critica e sistematicamente às revistas indexadas, com base em informações estatísticas quantificáveis a partir de dados de citação.
O fator de impacto é gerado pelo JCR a partir das citações dos artigos de um periódico nos últimos dois anos. Sendo assim, o primeiro fator de impacto foi gerado em 2009, que foi de 0,829. Recentemente foi divulgado o fator de impacto em 2010, ou seja, referente a 2008 e 2009 e passamos para 0,987. "Com esta evolução CSP se tornou o periódico brasileiro com maior fator de impacto na área da saúde coletiva", afirma o editor. Segundo Vettore, é importante mencionar que o reconhecimento é resultado de um trabalho que vem sendo feito há alguns anos, com investimentos e o profissionalismo de todos que colaboram com o Cadernos de Saúde Pública e que, desde 1985 - do formato impresso em mimeógrafo à revista internacionalmente reconhecida -, se passaram 26 anos de muitas produções e conquistas por meio da publicação de 160 edições e 34 suplementos especiais.
A internacionalização do Cadernos, vista a partir de sua presença nas grandes bases de dados bibliográficos internacionais, como MedLine, Scopus, ISI Web of Knowledge, entre outros e, na região das Américas, pelo SciELO-BR e SciELO-Saúde Pública, ocorreu devido ao apoio da comunidade de pesquisadores brasileiros e, em número crescente, de estrangeiros, que efetivamente publicam nas páginas do CSP e citam seus artigos.
Cadernos de Saúde Pública
O CSP é uma revista mensal publicada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) da Fiocruz. A revista destina-se à divulgação de artigos originais no campo da saúde pública, incluindo epidemiologia, nutrição, planejamento em saúde, ecologia e controle de vetores, saúde ambiental e ciências sociais em saúde, dentre outras áreas afins (para mais informações, vide instruções aos autores). Todos os artigos são criteriosamente avaliados pelo corpo editorial de CSP, organizado com base no sistema de revisão pelos pares.
Atualmente, Cadernos de Saúde Pública constitui uma das principais fontes de informação da área científica em saúde pública editada na América Latina. A periodicidade e a regularidade do CSP, aliadas à qualidade gráfica e cuidadosa seleção dos artigos publicados, têm garantido ampla disseminação da publicação na comunidade acadêmico-científica e nos serviços de saúde tanto nacional como internacional. Visando amplificar o potencial de disseminação dos artigos publicados em suas páginas, CSP encontra-se listado nas principais bases de indexação bibliográfica internacionais, além de disponibilizar todos os seus artigos online por intermédio do projeto SciELO (Scientific Electronic Library Online).

Fonte:  Agência Fiocruz de notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário