quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Estudantes terão acesso a banco de dados científico


Estudantes de 14 áreas da saúde poderão consultar, gratuitamente, um amplo banco de materiais científicos atualizados, nas bibliotecas de suas instituições de ensino. O acesso será garantido por meio do “Portal Saúde Baseada em Evidências”, plataforma científica mantida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
 
A ampliação do serviço, que já se encontra disponível, de forma gratuita, para mais de 900 mil profissionais de saúde, será anunciada, nesta sexta-feira (12), pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, durante palestra sobre formação médica a ser ministrada no 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica, realizado até 14 de outubro, em São Paulo.

O secretário enfatiza a importância de se viabilizar o acesso ao conhecimento qualificado em saúde desde a formação. “Já somos pioneiros ao possibilitar, aos profissionais de saúde, acesso gratuito a este tipo de conteúdo. Acreditamos que, ampliando para o estudante, criaremos uma rotina de educação permanente preciosa, que vai melhorar a prática profissional, e, consequentemente, o atendimento prestado à população”, explica. Uma ferramenta técnica está sendo estudada para viabilizar o acesso dos alunos através das bibliotecas das instituições de ensino.

O portal está atualmente disponível para 14 profissões de saúde regulamentadas no país – Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social –, e conta com conteúdos científicos e publicações sistematicamente revisadas com protocolos clínicos baseados em evidências, abrangendo documentos escritos, fotos, vídeos e outras ferramentas (como calculadoras médicas e de análise estatística).

Inicialmente, estão sendo ofertadas sete bases indicadas por pesquisadores e docentes de universidades públicas do país: Rebrats, Embase, ProQuest Hospital Collection, Atheneu livros Virtuais, Micromedex, Dynamed, Best Practive – British Medical Journal (BMJ).

EVENTO – O 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem) contará com demonstrações do funcionamento do “Portal Saúde Baseada em Evidências” aos participantes e disponibilização de senhas de teste para que possam explorar o conteúdo. As atividades terão início a partir de amanhã (12), em um estande do Ministério da Saúde, montado no evento, onde serão também distribuídos folders e cartilhas.

“Escolhemos o Congresso Brasileiro de Educação Médica para divulgação do portal, pois se trata de um evento que conta com ampla participação daqueles que buscam a formação na área de saúde. A partir daqui, saberemos qual é a reação do estudante frente a essa nova ferramenta”, esclarece o secretário Mozart.

Ele vai participar, ainda, neste sábado (13), de um debate sobre propostas para o provimento de médicos, realizado no congresso. Temas como estratégias de formação associadas a provimento de médicos, qualidade da avaliação da educação superior, processos de credenciamento de programas de residência médica, revalidação de diplomas, e processos de educação permanente são alguns dos assuntos que constam da programação.

O congresso destina-se também a comemorar os 100 anos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, além dos aniversários de 50 anos da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e da Federação Pan-americana de Faculdades e Escolas de Medicina.

Fonte: Blog da Biblioteca de Medicina da UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário