quarta-feira, 26 de março de 2014

I Seminário Internacional sobre Pesquisa Participativa em Saúde e V Encontro de Trabalho Anual do Internacional Collaboration on Participatory Health Research

 O Internacional Collaboration for Participatory Health Research (ICPHR), fundado em 2009, está empenhado na promoção, desenvolvimento, difusão e implementação de pesquisas em saúde com abordagens participativas, integradas a contextos locais e com valores e princípios globais.
O trabalho do ICPHR está focado em reunir sistematicamente o conhecimento e a experiência de participação de pesquisadores de todo o mundo com o objetivo de reforçar a qualidade, credibilidade e impacto da Pesquisa-ação Participativa sobre a realidade social e as políticas de saúde.
I Seminário Internacional sobre Pesquisa Participativa em Saúde e V Encontro de Trabalho Anual do Internacional Collaboration on Participatory Health Research, com o tema central “Pesquisa-ação Participativa em Saúde: Conhecer para transformar”, pretende debater, na cidade de Niterói/Rio de Janeiro, no período de 20 a 23 de agosto de 2014, a pesquisa-ação como abordagem investigativa em saúde e ampliar a participação de diferentes sujeitos que têm suas vidas e trabalho como temáticas de pesquisas.
As reuniões de trabalho realizadas anualmente têm favorecido o encontro de participantes para compartilhar informações, estabelecer metas e objetivos,  trabalhando de forma colaborativa para atender os objetivos estratégicos na promoção da PHR (Participatory Health Research) internacionalmente. Reuniões em Berlim, Alemanha (2010), Toronto, Canada (2011), Coimbra, Portugal (2012) e Newcastle, Reino Unido (2013) possibilitaram ao ICPHR avançar em cada área de ação, gerando novas atividades e contribuindo para o alcance e o impacto do PHR, ressaltando sua contribuição singular na área da saúde diante da diversidade, por meio da investigação internacional
O objetivo geral do encontro é construir novas parcerias e fortalecer aquelas já estabelecidas entre membros do ICPHR na pesquisa, políticas e práticas em saúde. Não desejamos repetir, mas rever, refletir, rediscutir e reunir durante o Seminário, nos encontros do Grupo, nas mesas redondas, oficinas e conferências, os múltiplos aspectos dessa metodologia que, emergente, constrói, desconstrói e reconstrói seus caminhos e tece redes de saberes e fazeres ao redor do mundo.
Para a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC-UFF), este será um momento especial, pois o evento ocorrerá no ano das comemorações dos 70 anos de existência da Escola, contribuindo para demonstrar os avanços e a maturidade da enfermagem brasileira e fluminense, tornando este evento um marco para a pesquisa em saúde no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil.
 Inscrições 1 de Abril a 2 de Junho na secretaria da EEAAC.

terça-feira, 11 de março de 2014

Curso de Atualização em Urgência e Emergência na UERJ

1º CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PARA ENFERMEIROS (13/03/2014)

Coordenação: Profª Drª Karla Biancha S. Andrade


Programa final do curso

09:00 às 09:30 – Pré-teste
09:30 - Enfermagem e as situações de urgência e emergência – Profª Drª Karla Biancha S. de Andrade - Faculdade de Enfermagem UERJ / INCA
10:00 – Sistematização da assistência de enfermagem no paciente politraumatizado: Abordagem inicial – Profª Drª Luana Almeida - HUPE
10:30 - Sistematização da assistência de enfermagem no paciente com acidente vascular encefálico: a atuação do enfermeiro de emergência – Profª Roberta Pinheiro – Hospital Pro Cardíaco
11:00 - Sistematização da assistência de enfermagem no paciente com SEPSE na sala de emergência – Profª Josiana Araújo -- Faculdade de Enfermagem UERJ
11:30 – Sistematização da assistência de enfermagem no paciente com infarto agudo do miocárdio: enfermeiro de emergência e operacionalização do cuidado - Profª Drª Karla Biancha S. de Andrade - Faculdade de Enfermagem UERJ / INCA
12:15 às 13:30 – Intervalo almoço
13:30 – O paciente em parada cardiorrespiratória: manobras básicas e avançadas de vida – Profª Mariana Caldas -– Hospital Pro Cardíaco / Faculdade de Enfermagem UERJ
14:15 – O enfermeiro e o atendimento pré-hospitalar – Profº Alexandre Galvão – Corpo de Bombeiros
15:00 – Os princípios básicos para atuar nas situações de desastres: a experiência da tragédia de Friburgo – Srº Glaucios - corpo de bombeiros
15:45 – Intervalo
16:00 – Sistematização da assistência de enfermagem nas emergências oncológicas – Profª Luciana Loche - INCA
16:45 –Sistematização da assistência de enfermagem nas desordens metabólicas – Profª Flavia Camerine – Hospital Pro Cardíaco
17:30 – Pós – teste e encerramento

Investimento: 30.00 reais: estudante / 45.00 reais: profissional de saúde


Pré-Inscrição: E-mail: cursosdeverao.facenf@gmail.com

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Huap oferece vagas para contratos temporários


O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) abriu nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, inscrições para 241 vagas temporárias e excepcionais para profissionais da área de saúde. O processo seletivo simplificado selecionará 80 profissionais de nível superior, 158 de nível médio e três de nível fundamental. 

Os interessados devem se candidatar pelo site www.coseac.uff.br/pss/huap/2014 até às 14h, horário de Brasília, do dia 24 de fevereiro. A seleção será feita por meio de uma prova que será realizada em 16 de março. 

Outras informações pelos telefones 2629-2805, 2629-2806, 2629-2804 e 2629-2820 ou pelo e-mail operacional@coseac.uff.br. 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Direito e Saúde é o novo mestrado profissional da ENSP

Estão abertas as inscrições para o mais novo mestrado profissional da Escola Nacional de Saúde Pública, o de Direito e Saúde para o Município de Vitória da Conquista - BA. Seu objetivo é formar profissionais dos campos da saúde e da ciência jurídica, na busca de promover maior qualidade de suas atuações na Secretaria Municipal de Saúde, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público e Instituições de Ensino Superior de Vitória da Conquista/BA, por meio da modelagem de projetos de intervenção, infraestrutura e atenção diferenciada às populações dessa região. Coordenado pelas pesquisadoras Maria Helena Barros de Oliveira e Regina Maria de Carvalho Erthal, do Grupo Direitos Humanos e Saúde da ENSP, o curso está com inscrições abertas até o dia 21/02/2014. O edital e os procedimentos para inscrição estão na Plataforma Siga Fiocruz.
 
O mestrado profissional oferece 25 vagas, destinadas aos profissionais que atuam na área da saúde, servidores ativos, efetivos ou nomeados da Secretaria de Saúde do Município de Vitória da Conquista (BA), de nível superior. Também fazem parte da clientela profissionais da área do direito e saúde, do quadro efetivo ou contratado, tais como advogados, juízes, promotores, defensores, procuradores, médicos e professores universitários, vinculados às instituições parceiras (Procuradoria da Prefeitura, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, Poder Judiciário e Instituições de Ensino Superior de Vitória da Conquista - BA). A cidade, localizada na Mesorregião Centro-Sul do Estado da Bahia, é considerada capital regional de uma área que abrange em torno de 80 municípios da Bahia e 16 do norte de Minas Gerais.  
 
O mestrado profissional em Direito e Saúde terá a duração de 24 meses. Trata-se de uma proposta de ensino integrante do Mestrado Profissional em Saúde Pública do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, uma iniciativa acadêmica reconhecida pela Capes/MEC. O Curso será conduzido por meio de atividades presenciais e a distância, em regime de tempo parcial. As atividades presenciais serão realizadas no decorrer de Módulos Disciplinares mensais, no decorrer de uma semana a cada mês. 
 

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Fiocruz oferece curso de especialização gratuito em “Repositórios institucionais”


Estão abertas até 20/2 as inscrições para a seleção do curso de especialização lato sensu em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICTS/Icict/Fiocruz). O curso terá como tema "Repositórios Institucionais", com foco em quatro eixos: "acesso", "organização", "comunicação e usos" e "aplicações da informação científica e tecnológica". 
Com periodicidade anual, o curso de especialização tem como objetivo contribuir para o aprimoramento do desempenho das instituições integrantes do SUS e daquelas voltadas para a ciência e tecnologia em saúde, por meio da capacitação dos profissionais que atuam nas diversas atividades ligadas à produção, organização, análise e disponibilização da informação científica e tecnológica. Serão oferecidas 15 vagas.
Essa especialização temática é voltada para profissionais que atuam nas áreas de produção, organização, análise e disponibilização de informação científica e tecnológica em saúde, e com as tecnologias a elas associadas.
O curso terá uma carga horária total de 360 horas e será ministrado durante uma semana a cada mês, às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, em período integral (das 9h às 17h). Excepcionalmente, poderão ocorrer duas semanas de aula no mesmo mês ou em dias diferentes dos especificados. As aulas terão início em 31 de março, com encerramento do curso em dezembro de 2014.
As inscrições devem ser feitas na Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br), seguindo oslinks: inscrição >presencial > especialização > Icict > Informação Científica e Tecnológica em Saúde – 2014/Sede. O candidato deverá seguir as orientações disponíveis no link e efetuar sua inscrição.
Para obter outras informações e acessar o edital, entre no site do Icict http://www.icict.fiocruz.br/content/informacao-cientifica-e-tecnologica-em-saude# ((ou no site do Icict - www.icict.fiocruz.br)

Serviço:
Evento: Curso de especialização lato sensu em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICTS/Icict/Fiocruz)
Tema: "Repositórios institucionais"
Inscrições: até o dia 20/2
Realização: 31/03/2014 a Dezembro/2014

Informações: Site do Icict -  http://www.icict.fiocruz.br/content/informacao-cientifica-e-tecnologica-em-saude# (ou no site do Icict - www.icict.fiocruz.br)