No dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, data escolhida para reforçar a necessidade e a importância do doador, o Ministério da Saúde decidiu ampliar a faixa etária para doação de sangue, com o objetivo de manter sempre uma quantidade adequada em estoque nos bancos de sangue de todo o país. A idade mínima, que antes era de 18 anos, passa a 16 anos; o limite máximo, de 65 para 68 anos. Com a mudança, a Organização Mundial da Saúde pretende aumentar a coleta de bolsas anuais, atualmente de 3,5 milhões, para 5,7 milhões de bolsas de sangue.
Para doar sangue é necessário levar documento de identidade com foto, estar bem de saúde, ter agora idade entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50kg, não estar em jejum (evitando alimentos gordurosos), não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não estar grávida nem amamentando.
Na UFF as doações podem ser feitas no Hemocentro do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), Rua Marquês do Paraná, 303, Centro, Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2629-9063.
Fonte: UFF Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário