terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Fiocruz abre inscrições para especialização em Comunicação e Saúde

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Comunicação e Saúde - C &S  - oferecido pela Gestão Acadêmica do Icict/Fiocruz, que tem por objetivo formar especialistas na área, na perspectiva da garantia do direito universal à saúde e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O curso é voltado para graduados nas áreas de saúde, comunicação e afins, e que atuem ou desejam atuar nas instituições de saúde, comunicação, movimentos sociais, programas e projetos relacionados ao tema. Ao todo, são oferecidas 20 vagas.
Com carga horária de 380 horas, o curso terá aulas presenciais ministradas de março a dezembro de 2016, concentradas no período de uma semana, preferencialmente, uma por mês, em período integral (das 9h às 17h). Ao final, os alunos deverão entregar a versão final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Os interessados podem fazer suas inscrições pelo site da Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br), seguindo os links Inscrição > Presencial > Especialização >Icict> Comunicação e Saúde – 2016/Sede. Também está disponível a chamada pública para estudantes estrangeiros que quiserem se matricular na especialização do Icict.

 Dúvidas podem ser dirimidas na Gestão Acadêmica do Icict, que fica na Av. Brasil, 4.036, sala 210, no Prédio da Expansão do Campus, em Manguinhos (Rio de Janeiro) no horário de 9h as 16h, ou pelo telefone (21) 3882-9033 e e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Publicidade governamental para a Aids e Rede de Bancos de Leite Humano são temas de defesas na Fiocruz No dia 29/5, Marcelo Alves enfoca a campanha Aids 2014 e, dia 03/6, Mariana Simões aborda a informação na rBLH-BR


Duas defesas movimentam o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz. Na sexta-feira, 29/5, às 13h30, Marcelo Alves defenderá a dissertação de mestrado “Publicidade governamental de utilidade pública em saúde: configuração do circuito das práticas de produção na realização de uma campanha publicitária pelo Ministério da Saúde”, que foi orientada por Janine Cardoso (PPGICS). No dia 3/6, às 9h, será a vez de Mariana Simões defender a sua tese de doutorado intitulada “O Capital Social da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano sob a Perspectiva Informacional”, orientada por João Aprigio Guerra de Almeida, coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e do Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano.
Marcelo Alves abordou os processos de desenvolvimento da publicidade governamental de utilidade pública em saúde para a campanha Aids 2014, realizada pelo Ministério da Saúde. O mestrando do PPGICS ouviu publicitários, gestores públicos, ativistas e profissionais de saúde, além de realizar pesquisa documental com materiais normativos e técnico-administrativos. Já Mariana Simões enfocou a maior e mais bem estruturada rede de bancos de leite humano do mundo, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), buscando conhecer o lugar da informação através das dimensões estrutural, relacional e cognitivo de seu capital social. A doutorando utilizou-se de entrevistas com os coordenadores de Centros de Referência Estaduais de Bancos de Leite Humano (CREs) e membros da Comissão Nacional em Bancos de Leite Humano (CN).
As defesas serão realizadas na sala 213, do Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz, na Avenida Brasil, 4.036, Manguinhos, Rio de Janeiro. Outras informações podem ser obtidas na Gestão Acadêmica do Icict, pelo telefone 3882-9033 ou pelo e-mail gestao.ppgics@icict.fiocruz.br

Serviço
Defesa de dissertação de mestrado: “Publicidade governamental de utilidade pública em saúde: configuração do circuito das práticas de produção na realização de uma campanha publicitária pelo Ministério da Saúde” – Marcelo Alves
Data / Horário: 29/5, 6ª feira, às 13h30
Defesa de tese de doutorado: “O Capital Social da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano sob a Perspectiva Informacional” – Mariana Simões
Data / Horário: 03/06, 4ª feira, às 9h
Local: Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz, na Avenida Brasil, 4.036, sala 213,  Manguinhos, Rio de Janeiro
Informações: Gestão Acadêmica do Icict, telefone 3882-9033 ou pelo e-mailgestao.ppgics@icict.fiocruz.br

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Boas práticas no campo da saúde da pessoa idosa

por
Cristiane d'Avila
,
01/04/2015
Será lançado no próximo dia 15/4, como parte do aniverário de 29 anos do Icict, o site "Saúde da pessoa idosa: boas práticas". A página apresenta o "Mapeamento de Experiências Municipais e Estaduais no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa", uma iniciativa da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS) do Ministério da Saúde, em parceria com o Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict/Fiocruz). A apresentação do site será seguida de debate com pesquisadores do Lis/Icict e da Cosapi.
Coordenado na Fiocruz pela pesquisadora do Lis/Icict Dália Romero, o objetivo do site é dar visibilidade às boas práticas de municípios e estados no campo da saúde da pessoa idosa. Com isso, espera-se incentivar os gestores a fomentarem estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde.
Grande parte das iniciativas inscritas envolvem práticas de promoção da saúde, estabelecimento de novos arranjos institucionais e novas perspectivas sobre o envelhecimento. A proposta é refletir sobre o SUS que dá certo, e o esforço de trabalhadores e gestores comprometidos com a garantia do direito à saúde da população idosa brasileira.
O processo de mapeamento das experiências inicia-se com uma ampla divulgação da Cosapi/MS do edital com as regras da iniciativa, critérios de seleção e cronograma. A partir disso, são abertas as inscrições para gestores estaduais e municipais cadastrarem suas iniciativas em um formulário on-line, no qual são solicitadas informações como: objetivos do projeto, número de pessoas idosas beneficiadas, método de trabalho e resultados obtidos. Podem ser enviados vídeos, fotografias, áudios e links de reportagens sobre o relato.
Em 2013, foram inscritas mais de 100 experiências. Em 2014, foram 77 concorrentes das cinco regiões do país. O site vai apresentar as 12 experiências exitosas de cada ano. No dia do lançamento serão apresentadas as seguintes experiências exitosas: 
  • Programa Acompanhante de Idosos (Secretaria de Saúde da Cidade de São Paulo/Associação Saúde da Família, Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto e Superintendência de Atenção à Saúde do Serviço Social da Construção Civil)
  • Projeto Carta ao Amigo (Secretaria de Saúde da Cidade de São Paulo/Programa Acompanhante de Idosos/Associação Saúde da Família/SP)
  • Construindo uma abordagem para redução das vulnerabilidades da população idosa ao HIV/AIDS no Estado do Rio Grande do Sul (CESI/RS)
  • A Potencialidade do Profissional de Saúde para a Mediação de Conflitos Intra-familiares: a experiência do Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso da Gerência de Programa de Saúde do Idoso (SMS/RJ)
O lançamento será realizado no dia 15/4, no auditório do Icict, prédio da Biblioteca de Manguinhos, sala 202, campus da Fiocruz, Manguinhos. 
Fonte: saudedapessoaidosa.fiocruz.br/ (site em homologação)