terça-feira, 18 de junho de 2013




PROGRAMAÇÃO DETALHADA
10 JULHO
09:00 às 10:00
Credenciamento e abertura do evento

10:30 às 11:30
Palestra de abertura: Ética na pesquisa científica – Professora Maria D. Vargas (PPGQ/UFF)

11:30 às 12:30
Elaboração de editais de fomento na UFF e análise das submissões – Professora Andréa Latge (Proppi/UFF)

11 JULHO
09:00 às 10:30
Portal da Superintendência de Documentação: apoio ao ensino, pesquisa e extensão para todos– Bibliotecária Camilla (SDC/UFF)

10:30 às 11:00 -Intervalo

11:00 às 12:30 Introdução a vida acadêmica – Professora Eloiza Dias Neves (NEEPEd /UFF)

13:00 às 14:00h - Almoço

14:00 às 15:00  Portal de Periódicos da Capes – Fabiana Amaral (SDC/BENF)
15:00 às 16:00 As pesquisas envolvendo seres humanos na Universidade Federal Fluminense e sua relação com o Comitê de Ética da Faculdade de Medicina/HUAP - Rosangela Arrabal (CEP/UFF)

12 JULHO
09:00 às 10:30 Propriedade Industrial: O direito sobre as invenções – Professora Maria Helena Teixeira Gomes (Etco/UFF)

10:30 às 11:00 -Intervalo

11:00 às 12:30  Ética e plágio na pesquisa acadêmica – Professor Guilherme Nery (PPGMC /UFF)

13:00 às 14:00h - Almoço

14:00 às 15:00  Instrumentalização do autor para publicações em periódicos na área da saúdeProfessor Dalmo Machado (EEAAC/UFF)
15:00 às 16:00 Projetos e pesquisas: Como escrever um artigo original – Professor Walter Lilenbaum (Proppi/UFF)


quinta-feira, 13 de junho de 2013

Curso de Enfermagem do Puro realiza seminário sobre pré-natal

O curso de Enfermagem do Polo Universitário de Rio das Ostras (Puro) da Universidade Federal Fluminense promoverá no dia 18 de junho, das 9h às 18h, o Primeiro Seminário de Atualização em Pré-Natal do Município de Rio das Ostras.


No evento serão abordados temas como diagnóstico de gravidez e assistência no pré-natal; avaliação de risco obstétrico; direitos da gestante; interpretação dos exames laboratoriais do pré-natal; orientação para cuidados posturais da gestante; cuidado e tratamento de sífilis em gestantes e assistência na consulta puerperal. 

As inscrições podem ser feitas no dia e local do evento, das 8h30 às 9h, na entrada do auditório do Puro, Rua Recife, Quadra 7, Jardim Bela Vista. O seminário é direcionado a enfermeiros, médicos generalistas do Programa Saúde da Família e estudantes de Enfermagem.

Outras informações pelo telefone (22) 9888-4819 ou pelo e-mail tmmuros@id.uff.br.

Fonte: UFF Notícias

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Curso do PPGICS/Icict/Fiocruz oferece palestras sobre redes sociais

Palestras ocorrerão nos dias 13 e 14/06, em dois turnos. Público interessado também poderá participar online

O curso “Redes Sociais – antes e depois da Internet”, do Programa de Pós-Graduação em Informação Científica e Tecnológica (PPGICS), do Icict/Fiocruz, oferecerá nos dias 13 e 14 de junho, uma série de palestras destinadas não só aos alunos do curso regular, como também ativistas, profissionais do SUS e da Internet, e acadêmicos.

“Educação em rede: A Experiência de Educação e a Incubadora de Projetos Educacionais do Next”, “Novas práticas Internacionais de EAD e o projeto de MOOC da Universidade aberta”, “A experiência de Redes do Next” e “Papo de Reencontro – O Futuro das Redes Sociais” são alguns dos assuntos abordados durante esses dois dias.

As palestras serão dadas nos turnos da manhã e da tarde, com participação presencial (vagas limitadas) e pela Internet, com transmissão online. O curso é ministrado pelo pesquisador Nilton Bahlis e pela equipe do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas – Next/Icict/Fiocruz.

Apenas os alunos do PPGICS receberão o certificado do Programa de Pós-Graduação, pois há necessidade de participação presencial durante todas as palestras do curso. Veja abaixo, a programação:


13/06– Quinta-feira – Sala 710 – No Prédio da Expansão do campus Fiocruz/Manguinhos (Av. Brasil, 4.036,  Manguinhos)

Manhã (de 9h30 às 12h30): Atividade a Programar

Tarde (de 13h30 às 16h, com transmissão)
- Educação em rede: A Experiências de Educação e a Incubadora de Projetos Educacionais do Next; e

- Novas práticas Internacionais de EAD e o projeto de MOOC da Universidade aberta – Com participação de Maria João, pesquisadora do Next e da Universidade Aberta. A participação da pesquisadora será feita por Hangout (pela Internet), direto de Lisboa (Portugal)


14/06 – Sexta-feira – No auditório do Icict, no campus de Fiocruz/Manguinhos (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos)

Manhã (de 9h30 às 13h, com transmissão)
A experiência de Redes do Next
Papo de Reencontro  - O Futuro das Redes Sociais

Tarde (de 14h às 16h)
Balanço do Intensivão e do curso possibilidades de parcerias futuras

Outras informações, como inscrições por exemplo, poderão ser obtidas pelo Facebook, no grupo do curso https://www.facebook.com/groups/468816599851818/


Serviço
Evento: Curso “Redes Sociais – antes e depois da Internet”
Data: 13 e 14/06/2013
Horário: De 9h30 as 13h e de 14h as 16h
Local: Veja a programação

Especialização em Saúde da Família

O Colegiado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Saúde da Família faz saber que estão abertas as inscrições para o concurso de preenchimento de vagas referentes ao 2º semestre de 2013.

Informações Gerais
Vagas: 40 (Brasileiros) e 10 (Estrangeiros)
Pré-Requisito: Graduação em curso da área de saúde
Início: Agosto/2013
Duração: 18 meses
Valor da Inscrição: R$ 300,00

Inscrição e informações
Local: Escola de Enfermagem – Rua Dr. Celestino, 74 – Secretaria Geral da Pós-Graduação Lato-Sensu- 6º andar- sala 64- CEP: 24020091
Tel.: (021) 2629-9484
Dias da Inscrição: 10/06/2013 a 26/06/2013.
Horário: 10:00h às 16:00h.

Mestrado Profissional em Ensino na Saúde está com inscrições abertas


sexta-feira, 7 de junho de 2013

Programação do PCL - Programa de Cursos Livres para junho

 Conforme anunciado anteriormente, o Programa de Cursos livres é um projeto de extensão cujo objetivo é  oferecer à comunidade acadêmica e demais interessados, mini cursos sobre os mais diferentes assuntos de interesse geral. Em maio já aconteceram os dois primeiros cursos:  Como organizar seus estudos através de resumos e fichamentos  e  Dicas google para uma pesquisa rápida e limpa. Todos os cursos são gratuitos, abertos a comunidade e com direito a certificado. 
A programação para o mês de junho prevê os seguintes cursos:

Dia 27/06/2013 - Como preencher o Curriculum Lattes, 9 às 12h,

      Dia 27/06/2013 - Como organizar seus documentos pessoais e fotografias, 14 às 17h.

As inscrições estarão abertas de 07/06 até o dia 26/06 e poderão ser feitas através do e-mail: inscricoes_benf@vm.uff.br, enviando os seguintes dados: nome completo, e-mail, telefone, profissão, instituição a que pertence e o(s) curso(s) que deseja participar. Quem preferir, também poderá se inscrever pessoalmente na biblioteca. O endereço é Rua Dr. Celestino, 74 - 1º andar. Centro - Niterói - RJ - CEP: 24.020-091.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Debate sobre o futuro do sistema de saúde do Brasil


Próteses, cadeiras de rodas e muletas gratuitas na Pestalozzi de Niterói

Equipamentos serão doados a pacientes do Estado do Rio de Janeiro e folders explicativos sobre o programa social serão enviados para as prefeituras de diversas regiões

Os moradores do Estado do Rio de Janeiro que precisam de próteses, cadeiras de rodas ou muletas poderão receber o equipamento gratuitamente. Os equipamentos produzidos pela Oficina de Órtese e Prótese da Pestalozzi de Niterói serão doados para moradores do município, cidades da Região dos Lagos, Serrana, Metropolitana, Baixada Litorânea e Norte Fluminense.

A instituição é credenciada pelo Ministério da Saúde para a confecção e entrega de próteses (membro superior e inferior) e órteses (calhas, coletes e palmilhas). Também são fornecidos meios de locomoção como, cadeiras de rodas, andadores, muletas e cadeiras de banho, além de calçados anatômicos.

“Estamos iniciando no mês de junho uma campanha focada nas prefeituras destas cidades que receberão uma carta e um folder explicativo do programa. Com a mudança de governo em algumas prefeituras, notamos ser necessário levar ao conhecimento dos novos gestores este tipo de programa”, explica Lizair Guarino, presidente da Pestalozzi de Niterói, lembrando que a instituição foi convidada pelo Governo Federal para integrar o Programa Viver Sem Limites, que é uma ampla campanha em todos os níveis governamentais para ampliar o direito à saúde, à educação e à cidadania da pessoa com deficiência.

“Queremos com esta campanha, junto às prefeituras, sensibilizar a administração pública sobre o programa que tem um importante alcance social, já que dá cidadania e dignidade a muita gente”, explica Ana Paula Ferreira, coordenadora da Oficina.

Ela lembra que cidades como Rio das Ostras, por exemplo, participam ativamente, enviando até a Pestalozzi os pacientes para tirar as medidas da órtese ou prótese que necessita e depois o trabalho de adaptação do paciente ao equipamento. Em outras cidades, como Casimiro de Abreu, a Prefeitura solicitou à equipe da Pestalozzi para a realização de avaliação dos pacientes. “Esta iniciativa simples possibilitou a entrega de uma série de equipamentos, para crianças e adultos com deficiência. Estamos abertos a qualquer tipo de parceria, o importante é fazer com que os equipamentos cheguem às pessoas que necessitam deles e que podem ampliar e muito a sua qualidade de vida a partir do recebimento de uma prótese ou órtese”, acrescenta Ana Paula.

Cadastro para solicitar equipamentos- Os documentos necessários para a solicitação do equipamento são o encaminhamento de rede pública com solicitação médica para avaliação do setor de órtese e prótese mencionando o equipamento(s) necessário e o diagnóstico do paciente, cópia da carteira de identidade, CPF, cartão SUS (se tiver) e comprovante de residência. Se o paciente for menor de idade, é necessária a certidão de nascimento.

A Oficina de Órtese e Prótese e Meios de Locomoção fica na Associação Pestalozzi de Niterói (Estrada Caetano Monteiro, 857, em Pendotiba). Informações pelo telefone 2616-3311. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br/editorias/cidades/proteses-cadeiras-de-rodas-ou-muletas-gratuitas-na-pestalozzi-de-niteroi
 

terça-feira, 4 de junho de 2013

Cine BENF apresenta "Anjo de Vidro" na sessão de junho

Na próxima segunda-feira,10/06, o Cine BENF estará apresentando "Anjo de Vidro". O filme mostra uma série de histórias de indivíduos que estão muito longe do espírito de natal da época na qual se passa este filme. As ruas estão cobertas de neve, músicas natalinas estão por toda parte e as pessoas andam apressadas em direção às lojas, para comprar os presentes de última hora. Porém um grupo de pessoas está completamente à parte deste clima. Alguns deles são Rose (Susan Sarandon), uma mulher emocionalmente frágil cuja mãe está no hospital, e Mike (Paul Walker), um policial que briga com um homem mais velho (Alan Arkin). Porém alguns encontros na véspera de Natal fazem com que eles repensem a vida.

Venha assistir ao filme! No auditório da Escola de Enfermagem, às 13h.

Pós-graduação do Icict/Fiocruz realiza a 2ª Jornada de Seminários Avançados I

Com o objetivo de debater o papel da imagem diante da interface entre comunicação, informação e saúde nos contextos público e privado, a turma do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS), do Icict - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/Fiocruz, realiza, na quinta-feira, 6/06, a 2ª Jornada de Seminários Avançados I, que terá como tema "Saúde: a imagem que informa e comunica - Como, onde, por que e para quê?".
O evento contará com a presença de Maria Cândida de Almeida, da PUC-SP, que é doutora em Comunicação e Semiótica por esta universidade, e atua como artista, consultora e designer nas áreas de web design, design gráfico, fotografia e vídeo; Sérgio Augusto Correa de Faria, da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde, assessor especial do Ministro, chefe da Divisão de Publicidade e Promoção Institucional do Ministério; e Ricardo Hoffmann, vice-presidente e diretor geral da filial de Brasília da Agência Borghi/Lowe. O debate será mediado pela professora do PPGICS, Maria Cristina Soares Guimarães.
A Jornada destina-se a docentes e alunos da Fiocruz, e profissionais e pesquisadores interessados no tema. A entrada é franca, mas as vagas são limitadas, obedecendo a ordem de chegada.
O evento será realizado no auditório do Icict, que fica no Pavilhão Haity Moussatché, na Fiocruz, Avenida Brasil, 4.365, em Manguinhos, e começa às 13 horas.

Serviço
Evento: 2ª Jornada de Seminários Avançados I - Tema: "Saúde: a imagem que informa e comunica - Como, onde, por que e para quê?"
Dia e horário: 6/06, quinta-feira, às 13 horas
Local: Auditório do Icict, que fica no Pavilhão Haity Moussatché, na Fiocruz, Avenida Brasil, 4.365, em Manguinhos
Entrada: Franca, com vagas limitadas, obedecendo a ordem de chegada

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ministério da Saúde, Fiocruz e UnB lançam portal de pesquisa em saúde

A produção científica brasileira na área da saúde tem um novo instrumento de divulgação: o portal do Laboratório de Gestão da Informação e Comunicação em Saúde (Lógicos), que foi lançado pela Fiocruz Brasília, Universidade de Brasília (UnB) e Ministério da Saúde. Tem uma proposta multimídia, a partir da publicação de matérias e entrevistas em diversos formatos – áudio, vídeo e textos – que podem ser compartilhados de forma gratuita, o Lógicos.
A três instituições são parceiras no projeto, criado em 2011, que tem como objetivo difundir e divulgar as pesquisas na área da saúde fomentadas ou apoiadas pelo Ministério da Saúde nos últimos dez anos. O trabalho é desenvolvido pela Fiocruz Brasília e pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB (Nesp/Ceam/UnB) e financiado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit/MS).
No Lógicos, o internauta também terá acesso a um banco de dados com mais de três mil projetos de pesquisas financiados pelo MS: o Pesquisa Saúde – ferramenta eletrônica desenvolvida pelo Decit, que permite ao usuário encontrar informações relacionadas a pesquisas ou temas de interesse, a partir de diversos critérios de busca: número de projetos e recursos investidos por ano, região, modalidade de fomento, edital, instituição, entre outros. O Pesquisa Saúde também fornece indicadores e permite a exportação dos resultados de busca para planilha eletrônica, de forma que o usuário possa trabalhar com as informações de acordo com a necessidade.
O Lógicos também inclui agenda de eventos e editais, matérias especiais sobre a produção científica em áreas temáticas prioritárias para o Ministério da Saúde e a cobertura de eventos importantes para a saúde pública.
Fonte: Ministério da Saúde

Curso de extensão sobre acesso à informação em saúde do Icict/Fiocruz abre inscrições na segunda-feira (3/6)

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) promove o curso de extensão Acesso à informação científica e tecnológica em saúde. As inscrições estarão abertas a partir da segunda-feira (3/6).
Voltado a profissionais que atuam em bibliotecas, centros de documentação, e em atividades de apoio à pesquisa, o curso de 63 horas será oferecido de 5 de agosto a 30 de setembro, no prédio da Extensão da Fiocruz, em Manguinhos (RJ).

Inscrições

Os candidatos devem enviar para a Secretaria Acadêmica do Icict a ficha de inscrição, disponível on-line, e uma carta de apresentação e liberação de horário da instituição onde trabalha, justificando sua partipação no curso. O prazo é 27/6.
Leia mais no site do Icict.